Com a transferência de Fabrício Bruno para o Cruzeiro, acertada na última quarta-feira, mais um zagueiro deixou o Flamengo, antes mesmo do início da pré-temporada. A nova cúpula de futebol já havia decidido por não renovar com David Luiz. As duas saídas no setor abrem os caminhos para um nome promissor agarrar a "chance de ouro" no profissional: Cleiton, de 21 anos, pode receber oportunidades para mostrar o seu valor, no último ano de contrato com o clube.
A amostragem no profissional é muito pequena. Portanto, não se sabe se ele tem a capacidade de reproduzir o que fazia na base. Por lá, ficou marcado pelo papel de liderança da equipe, boa saída de bola e, principalmente, força na jogada aérea, esperado para um jogador com 1,92m de altura. Tais valentias fizeram com que fosse chamado para integrar os treinos da seleção brasileira sub-23, que disputou o pan-americano de dois anos atrás.
O jovem defensor canhoto desembarcou no Ninho do Urubu em 2020 por empréstimo, após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020 pelo Canaã-BA. As boas atuações no sub-17 geraram uma rápida e precoce subida de categoria, além de garantir a compra de 60% dos seus direitos econômicos por parte do rubro-negro.
Cleiton chamava atenção na base e, não a toa, recebeu as primeiras chances no plantel principal com apenas 18 anos. Paulo Souza, treinador da época, o utilizou em cinco das sete primeiras partidas à frente da equipe, sendo cinco delas como titular, e quatro atuando do começo ao fim. No entanto, as oportunidades praticamente pararam por ali.
Desde que teve boa sequência no início de 2022, o zagueiro passou boa parte do tempo no sub-20. Esteve presente em nove duelos, quatro deles pelo Estadual. Na última temporada, primeira que não tinha mais idade para seguir na categoria, acumulou apenas 112 minutos em campo.
Redenção no Brasileirão sub-20
Assim como no profissional, Flamengo e Palmeiras também souberam aproveitar de seus predomínios financeiros para tomarem o protagonismo da base. Em 2022 e 2023, repetiram a final do Brasileirão sub-20, com Cleiton presente nas duas. A primeira delas foi um grande pesadelo para o defensor, que foi expulso antes da primeira metade da etapa final e viu de fora o adversário levar o troféu nos pênaltis. Ele virou a chave no ano seguinte e teve papel importante no título, também conquistado nas penalidades.
A equipe principal do Flamengo tem a reapresentação marcada para 8 de janeiro. Farão os exames no Rio e, dois dias depois, seguirão para Orlando, onde farão parte da pré-temporada. A viagem aos Estados Unidos prevê, inclusive, um amistoso com o São Paulo no dia 19.
Cleiton, que entrou de férias mais cedo, está no grupo que irá disputar as primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Elas acontecem todas fora do Rio: Boavista, em Aracaju; Madureira, em João Pessoa; Nova Iguaçu, em Natal; e Bangu, em São Luis, no Maranhão. O torneio começa no dia 11 de janeiro.