Nos últimos anos, sobretudo após a pandemia e o calendário nacional cada vez mais sufocante, os quatro grandes do Rio apostam em seus jovens nas rodadas iniciais do Carioca, enquanto o elenco principal ganha mais uns dias de férias e de pré-temporada. De lá para cá, a experiência tem se mostrado, muitas vezes, promissora. Garotos que aproveitaram os minutos no Estadual para mostrar o potencial e ganharam projeção nacional. Alguns até já alcançaram voos maiores.
Todos os principais times do Rio têm algum nome para citar. João Gomes, do Flamengo ; André, do Fluminense ; Gabriel Pec, do Vasco ; Matheus Nascimento, do Botafogo . A lista, porém, tem espaço para muitos outros, como Rodrigo Muniz, Wesley, Alexsander, John Kennedy, Rayan e Kauê.
Em 2021, João Gomes, de 23 anos, foi promessa do atual campeão carioca. O volante já havia feito sua estreia no profissional do Flamengo no fim do ano anterior. Mas foi no Estadual seguinte que ele apresentou as credenciais que lhe dariam o apelido de “Pitbull” pela eficiência nas roubadas de bola. Inclusive, foi autor de um dos gols da vitória por 3 a 1 na final do Carioca contra o Fluminense.
Dois anos depois, o ex-volante rubro-negro foi para o Wolverhampton, da Inglaterra, por 18,7 milhões de euros, e se tornou presença constante na seleção brasileira.
Naquele mesmo ano, outro volante chamou a atenção no início do ano. Apesar de também ter estreado pelo tricolor na pandemia, André mostrou o talento refinado a partir daquele Campeonato Carioca. Não saiu mais do time — com exceção dos períodos de lesão — , e foi fundamental na caminhada até a conquista do principal título da história do Fluminense, a Libertadores de 2023.
A trajetória também levou o jogador de 23 anos à Europa — para o Wolverhampton por 22 milhões de euros — e para a seleção brasileira.
Contemporâneo dos ex-volantes de Fla e Flu, Gabriel Pec já tinha dado seus primeiros passos no Estadual de 2020. Mas foi em 2021 que a promessa começou a se tornar realidade. Aos 19 anos, ele virou titular, marcou cinco gols e fez mais 60 partidas na temporada. Ano passado, se transferiu para o Los Angeles Galaxy-EUA, da MLS.
Aos 17 anos, Matheus Nascimento fez seus primeiros jogos no profissional do Botafogo. Mas foi em 2022 que a promessa se firmou, com cinco gols no Carioca. Com apenas 20 anos, ainda tem muito a crescer.
Apostas que ficaram pelo caminho
O caminho, no entanto, não é trilhado por todos os jovens. Alguns não conseguiram a projeção esperada.
O meia Miguel, por exemplo, surgiu aos 16 anos no Fluminense, no Carioca de 2020. Destacou-se pelas assistências a gol, mas não se firmou nos profissionais. Hoje está na Rússia.
O zagueiro Gabriel Noga era uma promessa do Flamengo, mas o rubro-negro o vendeu para Portugal sem ter vingado no profissional.
Botafogo e Vasco também têm seus exemplos. Em 2021, as expectativas estavam sob o atacante alvinegro Enio. Hoje, aos 23 anos, ele está no Amazonas. Em 2023, Cauã Barros era aposta no meio-campo vascaíno, mas não rendeu, e agora está no América-MG.